sábado, 11 de maio de 2013

Edmodo

Pra quem não conhece, o Edmodo é uma espécie de rede social, mas voltada somente para a educação. É bem parecida com o Moodle, mas mais fácil de ser utilizada. Desde quando conheci e comecei a usar a rede, há uns 4 anos, a plataforma já evoluiu bastante. Você pode ver abaixo uma apresentação que fiz para mostrá-la a alguns colegas professores no fim do ano passado.


Mas o Edmodo hoje oferece muito mais! A plataforma atualmente oferece espaço para o armazenamento de arquivos na biblioteca, separados em pastas. Você também pode se conectar ao Google Docs se tiver uma conta, o que fica muito mais fácil.
Há também uma seção com uma planilha em que você pode acompanhar os trabalhos feitos por cada aluno, exatamente igual às planilhas do Excel que muitos professores utilizam pra registrar as atividades de seus alunos.
O Edmodo também permite que você premie os alunos com melhor desempenho. E pode também agrupar seus alunos virtualmente para desenvolver atividades. Os pais também podem se cadastrar e acompanhar virtualmente a evolução das atividades de seus filhos.
É uma ferramente muito legal de se trabalhar. Os alunos adoram! E lógico que eu também!
Na escola que eu trabalho, tanto eu como a professora de história, Márcia Tannús, utilizamos com bastante frequência. E aos pouquinhos estamos até conseguindo que os alunos aprendam a utilizar a internet de uma forma mais consciente e produtiva. Já que os adolescentes gostam tanto de navegar na internet, o melhor que podemos fazer é ensiná-los a fazer isso da melhor forma possível.
Quem quiser utilizar, basta se cadastrar em www.edmodo.com e dar asas à imaginação!

2 comentários:

Ricardo Jorge disse...

Parabéns Profª Cecília. Também sou professor: de História. Me interesso muito pela tecnologia na educação.
E nas minhas pesquisas o Edmodo tem me agradado. Seus trabalhos sobre a plataforma estão me ajudando bastante a aprender sobre o Edmodo.

Unknown disse...

Que bom Ricardo! Fico feliz em poder ajudar. Acesse também meu canal no Youtube. Eu compartilho de vez em quando alguns vídeos sobre ferramentas digitais. Eles são quase sempre direcionados para os meus alunos, mas tenho certeza que você pode aproveitar bastante o conteúdo de lá. www.youtube.com/user/francomorais

Postar um comentário

E o que você me diz sobre isso?

Compartilhe

 
;